Ações

O Corede Paranhana Encosta da Serra tem sido um ativo representante da sociedade regional junto ao Governo do Estado, tendo participado de todas as iniciativas vinculadas ao Desenvolvimento Regional, especialmente as diversas consulta feitas à população para definição de obras e serviços de interesse local.

Exemplos destas ações relevantes para o desenvolvimento da região foi a insistente ação político representativa junto aos órgãos estaduais e federais no sentido de viabilizar investimentos na infraestrutura. Aí destaca-se a ligação rodoviária do Paranhana com o litoral, através da RS 474, a pavimentação da rodovia VRS 865, que liga Estancia Velha à BR 116, passando por Presidente Lucena, e a ligação entre Morro Reuter e Santa Maria do Herval, a duplicação da RS 239 e a qualificação do entorno de Rolante, além de passarelas e acessos municipais na RS 239 e RS 115, bem como na recuperação do Viaduto da RS 115 e da própria via, após os deslizamentos de encostas, ocorridos em 2015.

Na área da Educação destaca-se a construção da Escola Estadual de Ensino Médio José Augusto Henemann, a única Escola de Ensino Médio construída no estado desde o final dos anos 90, ao lado de reformas, ampliações e implantações de laboratórios de ciências, de informática e bibliotecas em mais de 40 escolas dos dez municípios do COREDE.

A saúde regional nunca foi descurada e nela o Corede participou da implantação da UTI do Hospital Bom Jesus, em Taquara e da UTI Neo Natal do Hospital Bom Pastor de Igrejinha, bem como de reformas e ampliações destes mesmos hospitais, ao lado dos Hospitais São Francisco, de Parobé, da Fundação Hospitalar de Rolante e do Hospital Nossa Senhora do Rosário, de Riozinho. Colaborou ainda na melhoria e qualificação de Postos e Unidades Básicas de Saúde em todos os municípios.

O Corede ainda trabalhou intensamente na melhoria das condições de trabalho dos órgãos de Segurança Pública, sendo notável a aquisição e reforma de prédio próprio para a Delegacia Regional de Polícia em Taquara, tornando-a aquela que tem a melhos estrutura física entre as Delegacias do estado. São registradas ainda diversas ações de melhorias em Delegacias de Polícia e em Unidades da Brigada Militar, no prédio do Corpo de Bombeiros Regional, e da aquisição de dezenas de veículos, barcos, armamento, equipamentos de proteção e de uso corrente nas unidades.

Colaborou e colabora ainda na importante iniciativa regional que é a Oficina Voluntária de Defesa Civil, que busca proporcionar organização e qualificação de prevenção em desastres e ocorrências climáticas.

Outra iniciativa importante foi a estruturação da Casa de Governo, a primeira do Estado, onde reúnem-se, em Taquara, as principais representações de órgão estaduais da Região.

Na organização administrativa da região o Corede articulou, em conjunto com as Faculdades Integradas de Taquara, a qualificação do corpo técnico dos municípios em elaboração e manutenção dos Planos Diretores Municipais.

O Corede tem acompanhado, durantes todos estes anos, o funcionamento da Praça de Pedágio de Campo Bom, na RS 239, atuando na fiscalização financeira e na realização das obras de conservação e duplicação da via. A efetividade deste acompanhamento pode ser explicitada na menor tarifa dentre todas as praças de pedágio do Estado, e na realização das obras necessárias.

O Corede tem conseguido mobilizar a comunidade regional para a Consulta Popular. Este processo exige intensa dedicação da Diretoria e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento, mas em consequência tem trazido resultados expressivos para os municípios da região, em valores estimados superiores a R$ 40 milhões. O Corede Paranhana Encosta da Serra é, dentre os 28 Conselhos um dos menores em população, mas tem se destacado pelo significativo número de votos.

Estas iniciativas todas somam-se a dezenas de outras ocorridas diuturnamente, na área cultural, de promoção do turismo, do esporte e do lazer, na preservação ambiental e nos cuidados com a infância e a adolescência.

É uma permanente atuação em prol do desenvolvimento da região e de sua gente, articulando a participação de cidadãos, entidades e órgãos públicos, todos irmanados na causa do trabalho voluntário de tornar cada um dos 10 municípios um exemplo de boas condições de vida.